O chefe do executivo conseguiu o que queria. Nomeou um general para a presidência da Petrobrás. Muitos, erroneamente, consideram a companhia uma estatal e por isso o governo federal tem o poder para trocar quem quiser da diretoria da empresa. A razão social é Petróleo Brasileiro S.A. Em outras palavras, quando a empresa foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, ela tomou um caráter de uma empresa de capital misto, ou seja público e privado.
O deputado está em palpos de aranha. Depois do discurso que fez não há como voltar atrás. Certamente quer contentar sua base de apoio político no Rio de Janeiro, seu domicílio eleitoral. Está evidente que provocou um choque entre dois poderes da república e, geralmente, isso não tras boas coisas. Afinal, diz o parlamentar, há a garantia de liberdade de expressão, palavras, opiniões e votos.
Ele quer ser o candidato a presidência da república com base em São Paulo. É verdade que falta ainda algum tempo para a eleição mas a estratégia é começar o quanto antes possível. Afinal o mandato ´e curtíssimo, apenas 4 anos, A assim mal acaba uma eleição presidencial e já se articula outra. O mote da campanha se repete, ou seja o de ser o anti presidente. O período entre uma eleição e outra
Ser ministro do presidente da república é uma tarefa árdua. Especialmente se ele é originário da força militar e é treinado de forma diferente dos membros do seu ministério. Ele é lembrado fazendo cavalgadas, atravessando rios com a tropa, e ao lado dos soldados improvisados. A república precisa ser governada e nada é fácil em uma época de grandes transformações e perigos internos e externos.
Ninguém sabe até onde vai o seu domínio sobre a cabeça das pessoas. O fato é que o influencer arrebanha uma multidão de seguidores fiéis. São capazes de mudar hábitos e costumes e alavancar a venda de produtos. Sua característica principal é dar uma versão pessoal nas suas aparições, quando empenha sua palavra e prestígio que o produto que anuncia é de boa qualidade.
A dupla Simon e Garfunkel nada Tem a ver com isso. A empresa americana quer ser um player importante na fabricação de carros e caminhões do mundo. Para isso escolhe locais estratégicos e um deles é o Brasil. Possuir um mercado fornecedor de matéria primas para a indústria automobilística é um diferencial competitivo não só contra outras montadoras americanas, mas principalmente europeias.