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Dr. Fernando Gomes Pinto revela 10 alimentos para turbinar seu cérebro, no "Dia do Médico"

 

Em 18 de outubro, é comemorado o dia do médico. Dr. Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião parceiro  do programa Encontro com Fátima Bernardes, listou para o GSHOW os 10 alimentos que prometem  turbinar o cérebro. Confira a lista!

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1. Líquidos – A ingestão de água, chás e frutas, principalmente, têm utilidade na estabilização da circulação sanguínea e no transporte dos nutrientes.

2. Carboidratos – São encontrados em cereais integrais, frutas e vegetais e são fonte de energia, fornecendo glicose.

3. Ferro – Obtido na carne vermelha, germe de trigo, aveia, espinafre, lentilha, soja e feijão, auxilia no transporte de oxigênio.

4. Cálcio – Presente no leite e derivados, nozes, cereais integrais, brócolis, agrião, verduras, figo e farinha de aveia. Esses alimentos auxiliam na condução dos sinais neurais.

5. Zinco – Rico nas carnes, nos ovos, peixes, cenoura, pão integral, batata e gergelim. Contribui para o equilíbrio neuroquímico, é importante para a memória e para a concentração.

6. Ácidos graxos insaturados e ômega 3 – São obtidos nos peixes de águas frias, nozes, espinafre, óleo de milho e óleo de soja. São responsáveis por formar a membrana celular dos neurônios.

alimentosparaturbinar17. Vitamina B, tiamina – Pode ser adquirida nos cereais integrais, farinhas de aveia, germe de trigo, leguminosas, nozes e carnes suínas. Contribui para o funcionamento das células do sistema nervoso central, é necessária para o metabolismo da glicose.

8. Fenialanina, tirosina – Podem ser obtidas em peixes (atum e truta), carne, derivados do leite, soja, amendoim, amêndoas, germe de trigo e queijo tipo cottage. Importante para o estado de vigília e para a concentração. Atuam como precursoras da epinefrina, norepinefrina e da dopamina.

9. Serina, metionina – Presentes no peixe, frango, peru, carne bovina, castanha de caju, germe de trigo, brócolis, ervilha, espinafre, arroz e pão integral. Essenciais para aprendizagem e memorização. Atuam como precursoras da aceticolina.

10. Cafeína – Encontrada em cafés e nos chás preto e verde. Em pequenas quantidades promove dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro. Melhora a memória e a capacidade de concentração.

Simples e funcionais. Vamos nessa?

www.facebook.com/ClinicadeNeurocirurgiaFernandoGomesPinto 

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Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidou com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolveu desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E partiu pra nova luta com 40 (e uns anos), "pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z"...

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