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Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, saiba como ter uma nutrição completa

“Muitas vezes a dificuldade de manter uma alimentação variada e saudável, com quantidade e variedade adequada de frutas, verduras e legumes, diminui a ingesta diária de vitaminas”, comenta a nutricionista Ana Carolina Donan, de Sustagen Nutrição e Energia. Um exemplo prático são pessoas com dificuldade para consumir alimentos ricos em cálcio. Elas podem ter maior probabilidade de deficiência desse nutriente e acabar desenvolvendo uma osteoporose no futuro.

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Anualmente, no dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação no dia dia 16 de outubro. Neste ano, o tema proposto pela  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) traz como tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.” A qualidade de vida está diretamente relacionada à qualidade dos alimentos que ingerimos. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode beneficiar o organismo, trazendo mais disposição e energia para as atividades diárias, fortalecendo a imunidade e, até mesmo, evitando o surgimento de algumas doenças.

Para manter a saúde em dia, confira abaixo dez dicas sugeridas por Ana Carolina Donan para uma alimentação rica em nutrientes:

·         Cuidado na compra dos alimentos: escolha os de procedência segura, dentro do prazo de validade.

·         Atenção com os temperos: abuse de temperos naturais (manjericão, sálvia, alecrim, etc) e evite o usar açúcar ou sal em excesso. Deixar açúcar e sal à mesa pode contribuir para exageros.

·         Distribua a alimentação diária em cinco refeições: desjejum, almoço e jantar, intercaladas com dois pequenos lanches (lanche leve pela manhã e outro à tarde). Esta distribuição estimula o funcionamento do intestino.

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·         Priorize frutas, verduras e legumes: consuma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras, além de três porções ou mais de frutas nos lanches ou como sobremesa.

·         Combine diferentes grãos: uma combinação ótima de proteínas entre os grãos é o arroz e feijão, que pode auxiliar no consumo proteico.

·         Inclua alimentos de origem animal: consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carne, peixe, aves ou ovos;

·         Prefira opções naturais: tenha o hábito de consumir alimentos saudáveis e in natura, evitando industrializados e refrigerantes.

·         Não espere sentir sede para beber água: a ingestão de água é essencial para o organismo, pois ajuda a manter a boca mais úmida, auxilia na hidratação do corpo e de suas funções, além de melhorar o funcionamento do intestino.

·         A digestão inicia na boca: mastigue adequadamente os alimentos, porque isso estimula a produção de saliva, que dá início à digestão de certos alimentos, e favorece a percepção do sabor.

·         Aposte na ajuda dos complementos alimentares: muitas pessoas com a rotina corrida sentem dificuldade em atingir a meta diária de nutrientes através das três refeições principais. Por isso, algumas bebidas lácteas em pó são enriquecidas com nutrientes para ajudar a complementar a alimentação em termos nutricionais.

Sobre Sustagen Nutrição e Energia - Sustagen é um complemento alimentar adulto que contém 26 vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, vitamina D e proteína, que participam da manutenção dos ossos e dos músculos e da geração de energia, sendo importante para as atividades do dia a dia.botao voltar

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Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidou com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolveu desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E partiu pra nova luta com 40 (e uns anos), "pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z"...

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