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Como desfrutar de uma "Festa Junina" de forma saudável

Nutricionista dá dicas de como manter a dieta durante o mês de junho sem deixar de ir às festas juninas

Junho chegou e com ele as festas típicas do mês, as famosas destas juninas. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

Mas existem ainda duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira, diz que surgiu em função das festividades religiosas que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de Junho.

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Outra versão explica que o nome desta festa teve origem em países católicos da Europa em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina e com passar do tempo transformou-se em Junina.

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São tantas delícias que fica difícil resistir a tentação e não dar aquela escapada básica da dieta. Mas não é preciso se culpar, pois algumas saídas são possíveis, conforme explica a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, que ensina: “quase tudo é permitido nessa época”.

A colheita do milho é feita no mês de Junho, por isso, grande parte dos doces e salgados relacionados às festividades são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Além da culinária típica dessa festividade, há itens característicos e indispensáveis para uma boa festa junina: fogueira, bandeirinhas, brincadeiras, quentão e um incrível look caipira - um vestido florido, calça jeans, botas, chapéu de palha e uma camisa xadrez são peças que farão qualquer um entrar no clima junino.

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De acordo com Patricia, o segredo é não exagerar na quantidade e organizar o dia para ir à festa Junina. “Devemos evitar mesmo, as frituras em imersão do tipo coxinha, fogazza, pastel. Se for a festa à noite, faça um almoço bem leve e evite fazer lanchinhos no período da tarde”, recomenda a nutricionista.

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Uma saída para quem não resiste às comidas típicas deste mês é deixar as preparações mais magras. Isto significa substituir o leite integral e o açúcar da canjica por leite desnatado e adoçante.  Utilizar adoçante para adoçar o quentão e água para estourar a pipoca, ou seja, comer sem peso na consciência e manter a reeducação alimentar.

Para quem está de dieta, o primeiro passo é não exagerar!  Comer pequenas porções e fazer escolhas. Patrícia indica preparações com baixo teor de gordura. “Opte por comer 1 espeto de carne ao invés de comer 1 pastel. Prefira 1 espeto de frutas cobertas de chocolate do que 1 pamonha.  Estamos escolhendo as preparações pelo menor teor de gordura e açúcar”, aponta.

As bebidas também são bem vindas. Nesse período a bebida mais típica e o quentão. Então devemos optar pela versão sem álcool, se for sem açúcar melhor ainda. O vinho quente também vai bem.  “Mas lembre-se um ou outro e devemos ficar somente com 1 copo (160 ml)”, lembra a nutricionista. botao voltar

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Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidou com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolveu desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E partiu pra nova luta com 40 (e uns anos), "pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z"...

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