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Confira dicas para compor um cardápio equilibrado com nutricionista da NutriOffice

 
Nutricionista explica quais são os nutrientes fundamentais no dia a dia
 
O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado no Brasil em 31 de março. A data, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde, foi criada com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os benefícios da alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida, em especial na infância.
 
Os brasileiros consomem muitos alimentos com alto teor de gordura “ruim”. É o que indica a Pesquisa Nacional de Saúde (2014), realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE. Os dados revelam que a população está procurando melhorar os hábitos de vida, mas o consumo de gorduras ruins ainda é preocupante, de acordo com Bianca Chimenti Naves, nutricionista sócia proprietária da NutriOffice.
 
Para manter uma alimentação equilibrada, alguns nutrientes são fundamentais no cardápio diário. A nutricionista ensina quais são os alimentos que compõem uma dieta balanceada. Confira!
dianutricionista
 
Proteínas: as proteínas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo. Ao escolher a proteína para compor o prato, deve-se dar preferência àquelas que contenham aminoácidos em quantidade suficiente para atender às necessidades humanas, como proteínas de origem animal e soja.
 

Gorduras “boas”: as gorduras possuem o importante papel de fornecer energia para o corpo. Além disso, são responsáveis por auxiliar na formação da membrana das células. Por isso, elas nunca devem ser excluídas do cardápio. No entanto, devemos priorizar o consumo das gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, que são conhecidas como gorduras “boas”, e podem ser encontradas em alimentos como azeite de oliva, cremes vegetais, oleaginosas, maioneses e óleos vegetais.

Sódio: o sódio é fundamental para garantir o funcionamento do organismo. Sem ele não há contração muscular. No entanto, é preciso tomar cuidado com as quantidades diárias ingeridas. O consumo exagerado de sal traz riscos à saúde como a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Para manter uma dieta equilibrada, evite acrescentar sal à preparação. Os temperos industrializados, por exemplo, já adicionam sabor à comida, sem a necessidade de acrescentar mais sal ao prato.

Fibras alimentares: alimentos ricos em fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade. Seu consumo deve sempre estar relacionado à correta ingestão de água. Alguns alimentos ricos em fibras são as frutas, verduras, vegetais e cereais integrais.

Vitaminas e Minerais: as frutas e verduras são ricas nesses nutrientes que regulam as reações químicas do corpo. É recomendável a ingestão de 3 a 5 porções deste grupo ao dia, sempre variando as opções.

Água: principal responsável pela hidratação do corpo, ajuda a eliminar toxinas, absorver nutrientes e controlar a temperatura corpórea. Também é possível variar seu consumo com sucos, vitaminas e leites vegetais.

Bianca Naves se formou em Nutrição pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em 2002. Em seguida, fez Pós-graduação Lato Sensu em Nutrição Hospitalar em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor/HC FMUSP); outra Pós-graduação Lato Sensu em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária e é Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela UNIFESP (Escola Paulista de Medicina).

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Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidou com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolveu desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E partiu pra nova luta com 40 (e uns anos), "pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z"...

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