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Chocolate na Páscoa para diabéticos

diabéticos podem comemorar a Páscoa com chocolate, siiim, basta ter moderação

As cores vibrantes das embalagens e aquele cheirinho típico não atraem só as crianças, mas a (quase) todas as pessoas. Impossível andar por aí e ver nas gôndolas e estantes com aqueles ovos de chocolate que muitos esperam o ano todo para saborear. Afinal, são chocolates! Mas e os diabéticos, podem se render a essa tentação da Páscoa?

Segundo a American Diabetes Association – ADA, a sacarose não aumenta a glicemia mais do que qualquer outro tipo de carboidrato, sendo assim, o chocolate convencional pode sim ser inserido na dieta de um diabético. Mas como saber o limite? São muitas as dúvidas nessa hora, pois não é só a questão do açúcar refinado, mas todas as outras substâncias que se transformam em açúcar no organismo.

Para Renata Barbosa, Gerente de Diabetes da AstraZeneca, é uma questão de moderação. “O chocolate deve ser consumido com moderação por qualquer pessoa. Além dos açúcares, a gordura e as calorias podem ser prejudiciais se consumidas em excesso”. Renata ainda afirma que um diabético que tem sua dieta equilibrada e de acordo com suas necessidades, não precisa se privar completamente desse prazer, basta estar atento a quantidade e manter sua glicemia controlada. “Vemos muitos pacientes diabéticos tendo baixo desempenho no tratamento porque a privação de certos alimentos mexe com o psicológico, o que afeta diretamente no controle da doença. Diabéticos podem, sim, comer chocolate na Páscoa, mas com prudência”.

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Claro, existem no mercado uma série de opções de chocolates diets, que por não conterem açúcares na formulação, são indicados aos diabéticos. De acordo com a Dra. Andréia Sapienza, Gerente Médica de Diabetes da AstraZeneca, “isso não significa necessariamente menor quantidade calórica, pois em alguns casos os chocolates diets possuem maior teor de gordura. É importante conferir o teor energético, bem como os componentes nutricionais do produto em termos de acúcares, gorduras, fibras e sódio”.

Outra boa alternativa para quem não quer exagerar, porém não quer privar-se totalmente da tradição de Páscoa, é o chocolate amargo ou meio amargo. Ele é fonte de antioxidantes e fibras, além de possuir menor teor de açúcar, gorduras e sódio.

Viver com diabetes não precisa ser um sofrimento. Alimentar-se de forma saudável pode ser prazeroso e é indicado para todas as pessoas, mesmo as que não têm diabetes. Durante os dias que antecedem a Páscoa, uma alternativa seria comer pequenas porções das suas comidas típicas preferidas ao longo do feriado, em vez de deixar para fazer uma grande e calórica refeição no domingo de Páscoa.

Veja as dicas das profissionais de Saúde:

• Alimente-se a cada 4 horas para evitar picos de hipo e hiperglicemia;

• Tenha sempre disponíveis alimentos práticos para os intervalos das refeições como frutas, barra de cereais light ou biscoitos salgados com fibras;

• Leia os rótulos com atenção. Não confie apenas na denominação diet ou light.

• Observe atentamente a composição nutricional do produto, identificando a quantidade de cada nutriente (gordura, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais);

• Procure manter o peso dentro da faixa de normalidade;

• Meça regularmente a glicose sanguínea.

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Esclarecendo sobre Diet x Light

Diet: o diet significa que o alimento tem ausência total de um nutriente. Portanto, a primeira diferença entre alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente.

Light: a definição de alimento light deve ser direcionada aos produtos que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, quando comparado com alimento convencional.

Diet X Light: Para os indivíduos portadores de diabetes, o que importa é o diet, por ter ausência total de açúcar. Mas atenção: os alimentos diets nem sempre são reduzidos em calorias e podem predispor à obesidade se consumido em excesso. Exemplo: chocolate diet. Ao comprar um alimento light, verifique no rótulo se na composição tem açúcar ou não.

O alimento light não é, necessariamente, indicado para indivíduos que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, doença celíaca, fenilcetonúria).

Outra dica fundamental é que qualquer atividade física pode ser benéfica para diabéticos, mas aquelas que movimentam grandes grupos musculares são as mais recomendadas. Caminhada, natação, ciclismo e corrida são atividades que ajudam você a controlar melhor o diabetes, como também perder peso. Elas melhoram a capacidade do corpo em utilizar a glicose, ajudam o controle glicêmico e aumentam o gasto energético diário. O programa de exercícios deve ser realizado, se possível, diariamente, mas 3 a 5 vezes por semana, durante 30 a 50 minutos, promove excelentes resultados no controle do diabetes. Inclua também sessões de exercícios resistidos ou hidroginástica duas vezes na semana, pois estas proporcionam maior resistência, agilidade e força para seu corpo.

Se você for usuário de insulina, é fundamental que evite a hipoglicemia durante e após a atividade física. Lembre-se que a duração, a intensidade e se você começou a praticar recentemente são fatores que podem aumentar as chances de hipoglicemia durante os exercícios físicos.

Outra dica importante é o cuidados com os pés. Portadores de diabetes podem ao longo dos anos apresentar problemas com os pés devido à neuropatia diabética, que provoca perda de sensibilidade, alterações na mobilidade e deformidades nos pés. Escolha um calçado confortável, sem costuras grossas internamente, e sempre use com meias, pois elas protegem mais ainda seus pés. Caso você tenha alguma lesão nos pés, evite realizar atividades como caminhadas ou corridas. O melhor é esperar cicatrizar.

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Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidou com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolveu desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E partiu pra nova luta com 40 (e uns anos), "pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z"...

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