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Entenda os diferentes tipos de chocolate com Nutricionista Funcional

Páscoa chegando, muita expectativa, pois é o feriado do ano em que mais se consome chocolate. Ainda há muitas dúvidas que o cercam, portanto, a nutricionista funcional, Regina Moraes Teixeira, comenta os valores nutricionais que te farão optar pela escolha certa para aproveitar o feriado sem peso na consciência. Ele deve ser consumido, claro, mas segundo ela, é importante que o faça de forma moderada.

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Segundo ela, é importante consumi-lo de forma moderada. “Os chocolates possuem benefícios, como o fornecimento de energia ao nosso organismo e a estimulação do hormônio da serotonina, responsável pela sensação de bem estar. Alguns são ricos em polifenóis, excelentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Entretanto, não podemos nos esquecer que a moderação e a escolha são determinantes para que haja esse efeito”, afirma a especialista que comenta, abaixo, sobre seis tipos de chocolate bastante consumidos.

 

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Chocolate ao leite: é composto de massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó, ou condensado, e açúcar. Tem menor teor de cacau e é mais calórico, entretanto, o mais comum.

Chocolate branco: é o mais calórico, por causa da presença de manteiga de cacau, açúcar e gordura.

Chocolate meio amargo: possui de 40 a 55% de cacau e pouca quantida de de manteiga de cacau e açúcar.

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Chocolate amargo: é o que possui maior quantidade de cacau (de 60 a 85%), menos açúcar e gorduras. Ajudam a melhorar a corrente sanguínea e atuam como antioxidantes pela presença de polifenóis. Auxiliam no sistema nervoso central e nos músculos cardíacos, isso por causa da teobromina, que tem atuação semelhante à da cafeína.

Chocolate diet: contém massa e manteiga de cacau, leite em pó e soro do leite. Por ser diet, existe restrição de açúcar, o que não significa que é mais light, pois contém acréscimo de gordura, sendo muitas vezes mais calórico que o ao leite.

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Chocolate orgânico: o cacau e açúcar presentes neste tipo de chocolate são totalmente orgânicos, ou seja, seus ingredientes não possuem conservantes. O alimento foi cultivado, colhido, preparado e transportado num sistema que garante que ele não está contaminado por produtos químicos sintéticos, fumigados ou irradiados.

Alfarroba: é utilizada para substituir o cacau na produção de chocolate. Possui pouca gordura e minerais como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Pode ser consumido por diabéticos, por não conter adição de açúcares.

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Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidou com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolveu desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E partiu pra nova luta com 40 (e uns anos), "pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z"...

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