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Alimentos que protegem o coração do colesterol ruim

Alimentos no geral podem ser fundamentais no controle do colesterol ruim. Além de medicamentos específicos e recomendação de exercícios físicos, uma dieta equilibrada contribui para diminuir os problemas. A dica é da nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Patrícia Citelli Berger. Confira os alimentos recomendados pela especialista.

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De acordo com a nutricionista, os melhores alimentos para o controle do colesterol são peixes de água fria (ex. sardinha, atum, salmão, truta), aveia, farinha de linhaça, frutas oleaginosas (castanha do Brasil e nozes), leguminosas (soja, feijões, grão de bico ervilhas) e azeite de oliva extra virgem. “Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para tentar demonstrar este mesmo efeito com outros alimentos como frutas cítricas, gengibre, maçã, canela, alcachofra e açaí”, revela.

Não há recomendações específicas por faixa etária, ou seja, não existe nenhum estudo que certifique que determinado alimento é mais indicado para uma criança ou idoso. “Vale lembrar que os alimentos consumidos separadamente não fazem milagre, eles precisam estar inseridos numa dieta equilibrada associada a hábitos de vida saudáveis”, esclarece Patrícia.

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Veja algumas recomendações básicas em relação ao tema:

·        Carnes: Vale lembrar de que o consumo de peixes, no lugar de carnes vermelhas, é importante. Há menos colesterol nas carnes brancas;

·        Aveia: No caso da aveia consumir duas colheres de sopa por dia, a farinha de linhaça, uma colher de chá por dia e as oleaginosas quatro unidades por dia, variando os tipos;

·        Sucos: Para quem prefere tomar sucos, no lugar de comer fruta, a nutricionista faz um alerta importante: “o efeito de tomar o suco não é o mesmo se comparado com a fruta, pois as fibras das frutas são nutrientes muito importantes para o controle do colesterol e elas estão presentes principalmente nas cascas e bagaços: ”Nos sucos elas não estão presentes ou existem em quantidades muito pequenas”;

·         Outras dicas: Para diminuir o gordura dos alimentos ingeridos evite comer derivados de carnes vermelhas e pele de frango, miúdos, frutos do mar, laticínios integrais, queijos amarelos, gordura vegetal hidrogenada e frituras em imersão de óleo, independente do tipo de óleo em que tenha sido frito o alimento.

Pensando bem não é tão complicado assim, selecionar tudo o que entra pela boca, não é mesmo?

Até a próxima semana!!!botao voltar

Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidei com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolvi desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E parti pra nova luta com 40 (e uns anos), pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z...

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