Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 898
Menu

« »

Content

Gordura trans, saturada e colesterol

 Aproveitando o assunto da semana passada, vou falar hoje sobre as gorduras. Muito se fala na gordura trans, e o cuidado é sempre necessário.

As gorduras chamadas de “ruins”, são as gorduras saturadas, encontradas nos alimentos de origem animal, como carnes com gorduras, pele de aves, leite integral e derivados; e a gordura trans, encontrada nos alimentos industrializados na forma de gordura hidrogenada, são as principais responsáveis pelo aumento do colesterol LDL ou “ruim".

O colesterol dos alimentos tem menor influência no aumento do colesterol sanguíneo, mas mesmo assim, o seu consumo deve ser controlado.

As gorduras chamadas de benéficas, são as gorduras insaturadas, encontradas em alimentos de origem vegetal, como azeite de oliva, óleos (canola, milho, soja, girassol), abacate, sementes, castanhas, nozes, peixes.

gordurasat1

Essas gorduras são as monoinsaturadas e poliinsaturadas, quando consumidas em quantidades adequadas, podem ajudar a reduzir o colesterol LDL ou “ruim” no sangue.

Devido aos malefícios da gordura trans, os alimentos hoje são fabricados sem a gordura trans, descrito na embalagem. E em alguns produtos são substituídos a gordura trans pelas interesterificadas, que é um óleo vegetal modificado quimicamente.

A escolha do tipo de gordura e a quantidade consumida são os principais fatores para uma alimentação saudável. Por isso, devemos priorizar as gorduras insaturadas, de origem vegetal e evitar as gorduras saturadas, trans e colesterol. E lembrar que todo tipo de gordura é rica em calorias.

 

É importante verificar no rótulo dos alimentos que tipo de gordura contêm, se foi adicionado pela gordura hidrogenada, se contêm ou não gordura trans. Isso ajuda na escolha dos alimentos.

gordurasat2

As principais fontes de cada tipo de gordura:

Gorduras Saturadas: carnes gordas ou com gordura aparente, pele de aves, bacon, toucinho, banha, frios e embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, etc.), leite e iogurte integral, queijos amarelos (prato, mussarela, provolone, parmesão, cheddar, etc), catupiry e requeijão, manteiga e creme de leite, gema de ovo, chocolates, coco e leite de coco, azeite de dendê e óleo de palma, pães recheados com queijos e folhados, doces com creme.

Gordura Trans: produtos que contenham gordura hidrogenada. Exemplos: Sorvetes cremosos, margarinas hidrogenadas, biscoitos em geral (bolacha recheada), pipoca de microondas, misturas para bolos, macarrão instantâneo.

Gorduras Mono e Poliinsaturadas: óleos vegetais (soja, canola, girassol, milho, azeite), oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), sementes oleaginosas (gergelim, linhaça, girassol, abóbora), abacate, azeitona, peixes como salmão, atum, truta, anchova, sardinha.

Ficar de olho e saber distinguir bem entre uma e outra gordura é fundamental. Espero ter ajudado.

Bom fim de semana e até a próxima!!!botao voltar

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.