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Carboidratos e o Índice Glicêmico

Hoje continuarei falando um pouco mais sobre os carboidratos. Dentre eles, os polissacarídeos (aquele mais complexo, mencionado na semana passada), que são carboidratos grandes. Três tipos são essenciais para nutrição, sendo o glicogênio, amido e as fibras.

O glicogênio é a forma de armazenamento da glicose no fígado e no músculo, sendo disponibilizada quando necessário para o organismo. O amido é encontrado no trigo ou arroz, nas raízes e tubérculos, como inhame e batatas, e nas leguminosas, como ervilha e feijões. O amido é hidrolisado em glicose, que é a fonte de energia.

 Já as fibras são encontradas nas hortaliças, frutas, grãos e leguminosas. Diferem do amido pois suas ligações não são quebradas pelas enzimas digestivas do corpo. Com isso, as fibras não fornecem energia.

indiceglicemico

 A manutenção da glicose normal no sangue depende da forma como se alimenta. Ingerir em intervalos regulares também favorece para manutenção da glicose normal do sangue. Uma alimentação que contenha carboidratos complexos e fibras, diminuem a velocidade de digestão e absorção do carboidrato, para que não ocorra aumento excessivo de glicose no sangue, e essa absorção ocorra gradualmente.

A forma como a glicose é absorvida após uma refeição é chamado de resposta glicêmica. O índice glicêmico é o tempo que um carboidrato ingerido se transforma em glicose e aumenta a glicemia.

Alguns alimentos são absorvidos mais rápidos, pois possuem alto índice glicêmico, e alguns alimentos são absorvidos de forma mais lenta, são os de baixo índice glicêmico. Os cereais integrais, algumas frutas, hortaliças e produtos lácteos possuem baixo índice glicêmico.

 Conhecer o índice glicêmico dos alimentos auxilia no tratamento do diabetes e contribui para atividade física. No diabetes há um melhor controle da glicemia; na atividade física para melhor o desempenho físico, garantindo energia dos alimentos no momento certo.

 Lembrando que as fibras contribuem para uma digestão e absorção mais lenta dos alimentos, diminuindo o índice glicêmico.

Na próxima semana continuarei a escrever sobre os carboidratos.

Boa leitura! botao voltar

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