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Estresse: dicas para driblar o problema


Férias escolares, sobrecarga de trabalho, compras de Natal, correria para organizar a casa e planos para o próximo ano fazem do fim do ano uma fase estressante para a grande maioria das pessoas. Segundo o ISMA, International Stress Management Association (ISMA), o nível de tensão do brasileiro aumenta 75% em dezembro.

O quadro é ainda pior para as mulheres. De acordo com pesquisa divulgada pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o estresse atinge mais as brasileiras. Para cada homem diagnosticado, duas mulheres têm o problema e, neste período, as dificuldades se acumulam. Além das compras de presentes e as festas, para as mulheres que trabalham, dividir as metas do final do ano da empresa com as férias escolares dos filhos deixa qualquer uma de cabelos em pé.

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Para tentar amenizar os problemas que o estresse e a correria do final do ano provoca no corpo e na mente, o especialista brasileiro em controle do estresse, Marco Fabio Coghi listou algumas dicas para tornar este período mais calmo para os brasileiros:

- Gerenciamento de tempo
O mês de dezembro é mais curto que os outros e as tarefas são muitas. Organizar o tempo ajuda a aliviar as tensões do dia a dia. Planeje tarefas e horários: uma dica é deixar as compras do supermercado ou shopping para os horários mais frescos do dia. Isso ajuda a evitar o calorzão do verão e o desconforto. Já existem também uma série de ferramentas e aplicativos que podem ajudar no gerenciamento de tempo, como a técnica Pomodoro, em que as tarefas são divididas em intervalos de 30 minutos.

- Tecnologia como aliada
Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros demonstra resultados comprovados na redução do estresse. O equipamento de biofeedback chamado cardioEmotion (www.cardioemotion.com.br) utiliza jogos de computador para medir e regular o estresse. Seu funcionamento é simples e pode ser feito em casa pelos adultos e também crianças. Basta instalar o programa que vem com um sensor de batimentos cardíacos e realizar treinos diários de 10 a 20 minutos para redução do estresse, estabilidade emocional e ansiedade, concentração, tomada de decisão e insônia.

- Alguns alimentos ajudam
Alguns nutrientes auxiliam a busca por equilíbrio. Aproveite esta época do ano e abuse das frutas vermelhas - cerejas, amoras e morangos - que protegem o cérebro de radicais livres. Compensar os excessos alimentares dos dias de festa com uma dieta mais leve no dia seguinte também é uma alternativa para encontrar o equilíbrio.

- Ajude os outros
É nesta época do ano que as pessoas estão mais calorosas e dispostas a auxiliar o próximo. Ajudar outras pessoas - por meio do voluntariado numa instituição de caridade ou simplesmente fazer doações de roupas e brinquedos usados para o Natal - irá trazer-lhe não só sensações de bem-estar, mas contribuir para a redução dos níveis de stress. A sensação de dever cumprido ao ajudar o próximo nos deixa mais leve e nos dá mais ânimo para enfrentar novas tarefas.

- Saia de casa
Depois que a correria em busca dos presentes passar, tente aproveitar o horário de verão e os dias mais tranquilos para praticar atividades ao ar livre e ter mais contato com a natureza. Atividades físicas ajudam a equilibrar nosso corpo e mente e também eliminam os excessos cometidos durante as festas de fim de ano.

Saiba mais: http://cardioemotion.com.br

Até a próxima semana!!!botao voltar

Rosângela Cianci

Ros√Ęngela Cianci. Jornalista, blogueira, rep√≥rter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incans√°vel observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secret√°ria Executiva, sempre lidei com Diretoria e Presid√™ncia mas prestes a completar Bodas de Prata na √°rea, resolvi desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E parti pra nova luta com 40 (e uns anos), pois meu neg√≥cio √© escrever e conversar sobre assuntos de A a Z...

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