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Dia mundial do sono (World Sleep Day) é hoje

     
Data instituída pela OMS, o World Sleep Day é comemorado na sexta-feira antes do começo da Primavera no Heminsfério Norte
 
Você já parou para pensar no quanto uma noite de sono pode influenciar no seu dia? Uma noite mal dormida apresenta grande impacto na qualidade de vida e na saúde das pessoas e está associada a distúrbios do humor, dificuldades de concentração e memorização, entre outros problemas de saúde. 
O World Sleep Day, comemorado nesta sexta-feira (18/03) é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine – WASM) e tem como objetivo melhorar a qualidade do sono. De acordo com o pneumologista e diretor técnico do Hospital Santa Paula, João Geraldo Simões Houly, os distúrbios do sono acometem toda a população e são muitas vezes negligenciados ou desconhecidos, apesar de serem cada vez mais frequentes. 
Dormirbem
E para orientar a população sobre a importância da qualidade do sono, o Hospital Santa Paula e a Unilever, dão algumas dicas para uma boa noite de sono:
Passo 1: prepare o corpo
- Use roupas confortáveis para dormir, com tecidos mais leves e frescos, de preferência de cores claras, que absorvem menos calor;
- Tenha uma dieta balanceada e não coma alimentos de difícil digestão à noite;
- Vaporizador e bacia com água nos ambientes são medidas paliativas que, apesar de não terem nenhuma comprovação científica, podem oferecer uma sensação de conforto durante o sono;
- Procure dormir entre 7 e 8 horas diariamente. Essa é a média de tempo para um sono reparador;
- Evite dormir com abajur e TV ligados. Ambiente com luminosidade inadequada e barulho oferecem estímulos que atrapalham o início do sono, sua qualidade e duração;
- Café e estimulantes do sistema nervoso central devem ser evitados de 4 a 6 horas antes de dormir, pois a liberação de neurotransmissores estimulantes leva a um estado de alerta que atrasa a sonolência.
Passo 2: prepare a cama 
- Troque os lençóis da cama pelo menos uma vez a cada duas semanas. Desta forma, você elimina toda pele morta, cabelo e ácaros que podem atrapalhar seu sono;
- Lave as peças de acordo com a cor e tipo de tecido. A mistura de cores pode manchar as roupas, o ideal é separar as brancas das coloridas. Já a mistura de tecido pode acabar estragando as fibras mais delicadas, como seda e linho;
- Para ter uma cama macia e perfumada, lave os lençóis com amaciante - que além de deixar super perfumado amacia os fios. 
- Evite guardar as roupas úmidas, pois isso pode facilitar o aparecimento de mofo;
- Para manter lençóis e fronhas ainda mais cheirosos e protegidos, guarde-os em saquinhos. Já para edredons, mantas, cobertores e colchas devem ser embalados a vácuo, o que permite um perfeito estado de conservação. 
O cuidado na hora de lavar, secar e guardar as roupas de cama é fundamental para obter os melhores resultados da lavagem, garantindo a perfumação de suas peças e uma boa noite de sono para você e sua família.
 
Para saber mais dicas sobre como cuidar das roupas de cama: acesse: http://www.fofo.com.br .

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Rosângela Cianci

Rosângela Cianci. Jornalista, blogueira, repórter, apresentadora, produtora de TV e idealizadora do site Universo de Rose. Incansável observadora do cotidiano, apaixonada pelo que faz. Ex-Secretária Executiva, sempre lidou com Diretoria e Presidência mas prestes a completar Bodas de Prata na área, resolveu desengavetar um sonho antigo: o Jornalismo. E partiu pra nova luta com 40 (e uns anos), "pois meu negócio é escrever e conversar sobre assuntos de A a Z"...

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